Julgamento da cassação de Sérgio Moro começa nesta segunda (1)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia nesta segunda-feira (1º) o julgamento que pode…

Mais Anápolis, GO

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia nesta segunda-feira (1º) o julgamento que pode definir a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União-PR).

O parlamentar é acusado de abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante sua pré-campanha eleitoral em 2022.

As ações foram propostas por dois partidos antagonistas: Partido Liberal (PL), do ex-presidente Bolsonaro e pela Federação Brasil da Esperança, que tem o Partido dos Trabalhadores (PT) em sua composição.

Sérgio Moro antes de ser eleito senador, foi Ministro da Justiça no governo Bolsonaro entre janeiro de 2019 e abril de 2020, quando saiu e denunciou o então presidente Bolsonaro de tentar interferir politicamente nas investigações da Polícia Federal para supostamente proteger os filhos.

Após esse episódio, Moro foi abandonado pelos bolsonaristas e acabou arrumando mais um inimigo, além dos petistas, que o acusavam de julgamento político durante sua atuação na operação Lava Jato, que culminou com a prisão de Lula, e o impedimento de concorrer nas eleições de 2018.

A acusação aponta que houve “desvantagem ilícita” aos outros candidatos ao cargo de senador pelos “altos investimentos financeiros” feitos antes de Moro se candidatar ao Senado. As ações citam gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias.