ECONOMIA

Março tem a maior produção de veículos em quatro meses

No acumulado dos três primeiros meses, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem.

Mais Anápolis, GO

Março terminou com a melhor produção de veículos leves e pesados do ano, é o que aponta o balanço do primeiro trimestre de 2024 divulgado pela Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção de 195,8 mil veículos superou em 3,2% o volume obtido em fevereiro. No acumulado dos três primeiros meses, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem, um número 0,4% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Grande parte dos aumentos vem dos veículos pesados. A produção de caminhões no primeiro trimestre chegou a 29,3 mil unidades, 19,7% acima do mesmo período de 2023. Para os ônibus, a alta é ainda maior, de 61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados no ano atual.

“Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, disse o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Vendas internas e exportação

As vendas ocorridas dentro do país mostram-se como principal medidor do aquecimento do mercado de veículos. Março, por exemplo, teve média diária de 9,4 mil unidades veiculares emplacadas, valor maior que o observado a fevereiro e sobre março de 2023. No ano, a média diária de emplacamentos já é 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023.

Somente no último mês, o total de vendas internas foi de 187,7 mil unidades. O volume acumulado no trimestre é de 515 mil veículos.

Por outro lado, a exportação acumulada se manteve 28% abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de 6,5% sobre fevereiro.