Aumento de casos de tuberculose em Goiás alertam para importância da conscientização

Goiás registrou 1.054 casos de tuberculose no último ano, de acordo com dados da Secretaria…

Mais Anápolis, GO

Goiás registrou 1.054 casos de tuberculose no último ano, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). É a maior quantidade de contaminados pela doença desde 2010. Com relação as mortes, 91 pessoas foram vítimas da doença no estado em 2023.

A crescente da doença em Goiás reforça a prevenção, diagnóstico e tratamento da enfermidade. O primeiro passo para se evitar a doença é ficar atento aos sintomas e diagnóstico.

O sintoma mais comum, e que deveria servir de aviso à população, é a tosse contínua, aquela que dura por semanas. Unidades de saúde orientam que o sintoma seja investigado o quanto antes.

Em caso positivo da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento da tuberculose pulmonar de maneira gratuita. São utilizados antibióticos para erradicar a doença no organismo durante seis meses, nos casos mais comuns.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmitida pelo ar, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais.