Estelionatários usam imagem de cadela resgatada por ONG para pedir doações
Foi descoberto uma conta no TikTok que estaria utilizando fotos e vídeos de uma cadela resgatada pela iniciativa Projeto Salva.
Em Anápolis, um projeto com foco no resgate e adoção de cães e gatos, denunciou, junto a Polícia Civil, que terceiros estariam utilizando imagens de animais resgatados pelo grupo a fim de dar golpe fingindo ser doações para os animais.
O caso veio à tona após uma seguidora do Projeto Salva descobrir uma conta no TikTok, com quase 500 mil curtidas, que estaria utilizando fotos e vídeos de uma cadela, chamada Pretinha, resgatada pela iniciativa. O animal, inclusive, já foi até mesmo adotado e vive em um novo lar há cerca de oito meses.
“Acessamos o aplicativo e vimos que realmente a conta está fazendo uso dessas imagens para cometer estelionato. Verificamos também que o link para doação via PIX está direcionando para a conta da senhora Mellany Ferreira e Silva, a qual não conhecemos e jamais teve nenhuma ligação com o Projeto Salva”, frisou uma das responsáveis pela organização.
A iniciativa reforçou em suas provas a linha do tempo de quando resgataram a Pretinha, em 2023. O animal havia passado por uma cirurgia e ficou aos cuidados do Projeto Salva por aproximadamente quatro meses, entre junho e setembro, até ser adotado.
Segundo o Projeto Salva, as últimas informações recebidas de Pretinha foram vídeos enviados pela família que a adotou em 25 de abril deste ano.
“Para nós é muito triste e, ao mesmo tempo, revoltante que alguém esteja utilizando essas imagens para aplicar um golpe e tirar dinheiro das pessoas, enquanto tantos outros animais estão por aí precisando dessas doações para terem suas vidas impactadas, assim como foi a da Pretinha”, completou a organização.
Com a denúncia realizada, o caso será investigado pela Polícia Civil de Anápolis.