SAÚDE

Infecção por dengue atinge mais mulheres entre 20 e 29 anos, em Anápolis

As mulheres contabilizam aproximadamente 57,1% dos registros de dengue na cidade.

Mais Anápolis, GO
As mulheres contabilizam aproximadamente 57,1% dos registros de dengue na cidade. (Foto: SECOM/SC)

Em Anápolis, as mulheres têm sofrido mais com a epidemia de dengue em relação aos homens. Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses mostram que o sexo feminino registra a maioria dos casos prováveis da doença.

As mulheres contabilizam aproximadamente 57,1% dos registros de dengue na cidade: dos 17.613 casos prováveis, 10.052 são do sexo feminino.

A faixa etária que acumula o maior número é a de mulheres de 20 a 29 anos, com 1.824 casos. Para efeitos de comparação, o mesmo recorte de idade entre os homens teve 1.484 registros.

Especialistas afirmam não existir explicação biológica para essa predileção do mosquito pelas mulheres. Um dado que pode explicar a situação é o fato dos homens procurarem menos atendimento médico do que as mulheres, desequilibrando os registros de dengue por sexo.

Embora estejam tendo menos registros de casos, os homens são maioria dentre os 18 vitimados pela enfermidade em Anápolis.

Sintomas

A dengue se categoriza por uma febre alta de início repentino, dores no corpo, erupções na pele, fraqueza e outros sintomas. Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.