Prefeitura de Anápolis amplia estratégias de segurança nas escolas
Serviços de vigilância e monitoramento nas unidades foram reforçados com ações da Força Tática com foco preventivo
Equipes da Força Tática, formadas por uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Polícia Militar, estão realizando uma operação especial nas escolas municipais para garantir a segurança dos estudantes. As rondas, que já eram realizadas rotineiramente, foram fortalecidas com a presença de policiais, que estão ouvindo os profissionais de cada unidade e orientando os alunos.
O prefeito Roberto Naves anunciou a medida ontem (11) após se reunir com representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, poder judiciário, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação para discutir detalhes das ações preventivas do município para coibir episódios de violência. Desde janeiro, todas as escolas municipais contam com segurança e agora a Força Tática está reforçando essa segurança.
Além da atuação policial, o município disponibiliza serviços de monitoramento e vigilância em todas as 108 unidades da rede. Os policiais da Força Tática, dos batalhões 4º e 28º da Polícia Militar, estão dando suporte nos horários de entrada e saída dos estudantes e visitando outras unidades educacionais ao longo do dia. Os gestores também podem acionar a PM a qualquer momento do dia pelo telefone 190.
Para Brenda Roriz, responsável pelos estudantes Gabriela e Davi da Escola Municipal Elzira Balduíno, a ação é fundamental devido ao atual momento do país. “Hoje, por conta da onda de violência e incentivos nas redes sociais, precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes. Essa atuação da polícia aqui nos deixa mais tranquilos de que tudo ficará bem”, comentou.
A mobilização já está tendo um efeito positivo na percepção de segurança dos estudantes, como afirma Maria Clara Félix, do 5º ano da Escola Municipal Elzira Balduíno. “Acho muito bom a escola ter mais segurança. A vinda da polícia aqui nos deixa mais tranquilos, assim como nossos pais”, concluiu.