POSITIVO

Vendas do comércio em Goiás registram alta de 5,9% em março

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a março de 2024, apontam crescimento das vendas do comércio varejista em Goiás.

Mais Anápolis, GO
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a março de 2024, apontam crescimento das vendas do comércio varejista em Goiás. (Foto: SECOM)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a março de 2024, apontam crescimento das vendas do comércio varejista em Goiás. Em comparação com o mesmo mês do último ano, a alta apresentada pelo estado foi de 5,9%.

Quando comparado com fevereiro último, o resultado segue positivo de 1%. É a quarta alta consecutiva do setor em Goiás, que acumula aumento de 1,7% nos últimos 12 meses observados.

Por outro lado, o comércio varejista ampliado apresentou queda de 4,6% entre fevereiro e março em Goiás. Já na comparação com março de 2023, o aumento foi mínimo, com 0,5%.

O segmento inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Brasil

No cenário nacional, o volume de vendas do comércio varejista ficou estável, segundo o levantamento do IBGE, sem aumento nem queda. O resultado apresenta crescimento quando comparado com março do último ano, com variação positiva de 5,7%.

No acumulado do ano, as vendas avançaram 5,9%. Mas nos últimos 12 meses, a elevação é de 2,5%.

O comércio varejista ampliado teve queda puxada pelo segmento de material de construção, com redução de 9,4%, e pelo atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 0,3% negativo em março de 2024.