FALHA TÉCNICA

Apagão global: falha em computadores afeta bancos, aeroportos e comunicações

Na madrugada desta sexta-feira (19), uma pane generalizada comprometeu os sistemas de diversos aeroportos, bancos…

Mais Anápolis, GO

Na madrugada desta sexta-feira (19), uma pane generalizada comprometeu os sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, resultando em cancelamentos de voos e interrupções de canais de notícias. A falha foi causada por um problema na provedora de segurança cibernética CrowdStrike.

A empresa informou seus clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava causando travamentos no sistema operacional Windows, da Microsoft. “Estamos cientes de um problema que afeta dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”, declarou a Microsoft em um comunicado. “Prevemos que uma solução será iminente.”

O incidente resultou em uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de computadores Windows ao redor do mundo, causando transtornos em bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outras empresas. Servidores também ficaram offline, impedindo que os computadores fossem iniciados corretamente.

Inicialmente, o apagão foi registrado em países da Europa, Ásia, África e Oceania, e rapidamente se espalhou para os Estados Unidos. No Brasil, os primeiros relatos de problemas surgiram nas primeiras horas da manhã. Pouco antes das 8h, o site DownDetector reportava falhas nos sistemas dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan.